As Redes de Atenção à Saúde (RASs) no SistemaÚnico de Saúde (SUS) propõem a organizaçãode serviços de saúde de maneira a priorizar aregionalização e ampliar o acesso. A AtençãoPrimária à Saúde é coordenadora dessas redes,voltando-se para uma população adscrita,propondo sua participação na governança daRede e corresponsabilizando o sujeito pelaprópria saúde, aproximando-o das noções departicipação popular e controle social.MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília:Organização Pan-Americana da Saúde, 2011 (adaptado).Considerando o papel do controle social nas deRASs, assinale a opção correta.A O controle social nas RASs deve ser garantidoexclusivamente por meio da participaçãodos cidadãos na avaliação dos serviços quecompõem as RASs, na pactuação destes serviçosna região de saúde e na gestão do cuidado.B O controle social nas RASs deve ser garantidoexclusivamente por meio da participação doscidadãos nas ações que envolvem o cuidadodireto dos indivíduos, considerando suaautonomia e protagonismo no processo deassistência.C O controle social nas RASs deve ser garantidoexclusivamente por meio da participação doscidadãos na avaliação da Atenção Primária àSaúde que coordena e orienta as RASs.D O controle social nas RASs deve ser garantidoexclusivamente por meio da participação doscidadãos na avaliação da Atenção Primáriaà Saúde durante o ano e na realização daConferência de Saúde.E O controle social nas RASs deve ser garantidopor meio da participação dos cidadãos narealização das Conferências de Saúde a cadadois anos, único dispositivo de avaliação econtrole, considerando a produção da Rede.
#ENADE
Soluções para a tarefa
As Redes de Atenção à Saúde são organizações de serviços de saúde que tem uma certa integração entre si, com o objetivo de ampliar as abordagens do cuidado. Na prática, as RASs tem como objetivo atender certas condições de saúde que se apresentam como problemáticas em dados espaços e períodos.
Os cidadãos tem direito de participar da avaliação destes serviços, uma vez que eles estão diretamente ligados à comunidade, descentralizados, por assim dizer, da centralização do sistema de saúde.
As RASs são geridos, portanto, em convergência das três esferas (federal, estadual e municipal), com bastante influência do controle social em suas decisões.
É correto, portanto, o que se afirma em:
A. O controle social nas RASs deve ser garantido exclusivamente por meio da participação dos cidadãos na avaliação dos serviços que compõem as RASs, na pactuação destes serviços na região de saúde e na gestão do cuidado.
A Resposta:
Explicação: