As redes consideram a existência de transações entre atores – indivíduos ou firmas – interdependentes, que ao se relacionarem, tornam-se agentes com ações complementares e coletivas, que possibilitam e objetivam a criação de valor para o todo. Lazzarini, Chaddad e Cook (2001) e Saes (2008) discutem três diferentes tipos de interdependência entre os agentes de redes, propostos por Thompson (1967): (a) conjunta; (b) sequencial; e (c) recíproca.
PALOSCHI TOMÉ, L. H. Coordenação de Redes no Agronegócio. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. 218 p.
Sobre os três tipos de interdependência, analise as afirmações a seguir:
I – A interdependência conjunta existe em uma condição em que cada agente do grupo tem contribuição discreta e autônoma bem definida para determinada tarefa.
II – A interdependência sequencial acontece quando a estratégia dos agentes está diretamente relacionada ao investimento específico realizado por uma empresa à jusante (à frente, na cadeia).
III – Na interdependência recíproca cada agente é mutuamente dependente das decisões e das ações dos demais, o conhecimento de um agente depende fortemente do conhecimento dos outros.
IV – Na interdependência sequencial, uma atividade precede a outra, sequencialmente, relacionando-se à gestão de uma cadeia, e envolve relações diretas entre agentes ordenados em série.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
Páginas 125 e 126 do livro Coordenação de redes no Agronegócio/Unicesumar.
Perguntas interessantes