AS REALIDADES QUE VIVEMOS HOJE NO CONTINENTE AMERICANO SÃO FRUTO DE CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS QUE FORAM REALIZADAS AO LONGO DOS 500 ANOS DE OCUPAÇÃO EUROPÉIA E DA MIGRAÇÃO DE ASIÁTICOS ATRAVÉS DO ESTREITO DE BERING PARA AS TERRAS AMERICANAS. A) EXPLIQUE A DIFERENÇA DE COLONIZAÇÃO ENTRE AS AMÉRICAS LATINA E ANGLO-SAXÔNICA. B) QUAL A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE OS COLONIZADORES E OS POVOS QUE JÁ OCUPAVAM O CONTINENTE ANTES DA CHEGADA DO EUROPEU?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias. Como a maior parte delas estava localizada em uma região de clima frio ou temperado, a disponibilidade de riquezas naturais era menor do que nas áreas tropicais da América. Assim, para conseguir obter lucros com a colonização da região, os colonizadores precisavam desenvolver a colônia, incentivando a fixação de pessoas e desenvolvendo infraestruturas básicas para o desenvolvimento da metrópole. Esse tipo de colonização ficou conhecido como colonização de povoamento.
b) a chegada dos europeus ao continente a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo atracou nas ilhas caribenhas, transformou profundamente a configuração social, econômica, cultural e ambiental da América e dos povos que a habitavam. Os primeiros impactos ocorreram com a exploração econômica dos recursos naturais e da terra, como também pelo genocídio de milhões de seres humanos. Os europeus trouxeram ainda para o continente milhões de africanos escravizados, que com seu suor e sangue foram utilizados para construir a sociedade americana atual.
Explicação: