As realidades físicas não serão nunca encaradas como causas verdadeiras de qualquer coisa: as causas se encontram, tão somente, no campo do inteligível, das Ideias. Qual a relação dessa premissa do pensamento platônico para o conceito de belo?
A. Se as realidades físicas não são causa de nenhum fenômeno, o bem é impossível de ser definido no mundo real, e como a beleza está intimamente ligada ao bem para Platão, ela é de impossível aparição no mundo real, onde só vemos sombras da beleza.
B. Como as causas verdadeiras de qualquer coisa são inatingíveis, estando no terreno do mistério, como antes formulado pelo Oráculo de Delfos (mencionado por Sócrates num dos diálogos de Platão), é impossível definir o belo.
C. Como, para Platão, idea e eidos significam a forma interior, a essência das coisas, e não mais coisas que estão no terreno do sensível, esse deslocamento para o inteligível afeta também a ideia do belo, que, para o filósofo, só pode ser captado pelo pensamento.
D. Por estar no campo do inteligível, o belo não pode nunca existir no mundo concreto, sensível, sendo tão somente uma Ideia distante, abstrata, um sonho.
E. O campo do inteligível só torna possível a aparição da beleza através das matemáticas, porque as proporções do corpo podem ser por ela calculadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: D
Explicação:
Por estar no campo do inteligível, o belo não pode nunca existir no mundo concreto, sensível, sendo tão somente uma Ideia distante, abstrata, um sonho.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás