As reações de conjugação envolvem a ligação de substâncias polares às moléculas dos xenobióticos para facilitar a excreção. Essas ligações são feitas por ligações covalentes e são consideradas de fase II. Elas ocorrem, geralmente, quando as reações de fase I não tornam a molécula polar o suficiente para garantir a excreção. Os fármacos que possuem um grupo –OH, –NH2 ou –COOH podem entrar diretamente na fase II e ser conjugados sem uma reação de fase I previa. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Glicuronidação: emprega como substrato a uridina difosfato-ácido glicurônico. Os conjugados são apolares e insolúveis em água, promovendo a excreção via renal e pela bile.
Acetilação: Principal rota de biotransformação de xenobióticos contendo uma amina aromática (R–NH2) ou um grupamento hidrazina (R–NH–NH2). Em humanos há duas N-acetiltransferases que possuem cerca de 85% de semelhança na sequência de aminoácidos. Essas enzimas transformam aminas aromáticas para as suas amidas correspondentes, que são menos reativas ao DNA.
Conjugação com glutationa: A conjugação com glutationa é realizada pelas glutationas S-transferases e é uma importante etapa de detoxicação pois é capaz de neutralizar moléculas que reagem com proteínas e ácidos nucleicos. Geralmente, os substratos para essas enzimas são hidrofóbicos, com átomo eletrofílico e reagem de forma não enzimática com a glutationa. Os conjugados com glutationa formados no fígado podem ser eliminadas pela bile e podem ser convertidos a ácidos mercaptúricos nos rins para a excreção pela urina. Para serem eliminados pela urina, essas substâncias são apolares.
Sulfonação: há a sulfonação (transferência de sulfato) em xenobióticos e substâncias endógenas por meio das sulfotransferases. As moléculas conjugadas são excretadas pela urina por serem apolares.
Conjugação com aminoácidos: Os substratos para conjugação com aminoácidos são restritos a ácidos alifáticos, aromáticos, heteroaromáticos, cinâmicos e arilacéticos. Para que haja a conjugação com aminoácidos não deve haver impedimento estérico em relação ao ácido carboxílico e nem pelos substituintes do anel aromático ou na cadeia lateral alifática. Os compostos após a conjugação são eliminados pela urina por serem lipofílicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
RESPOSTA CORRERA é: Acetilação: Principal rota de biotransformação de xenobióticos contendo uma amina aromática (R–NH2) ou um grupamento hidrazina (R–NH–NH2). Em humanos há duas N-acetiltransferases que possuem cerca de 85% de semelhança na sequência de aminoácidos. Essas enzimas transformam aminas aromáticas para as suas amidas correspondentes, que são menos reativas ao DNA.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás