História, perguntado por biellopes10, 1 ano atrás

As razões da grande mortandade entre os povos indígenas da América do Norte são as mesmas que dizimaram esses povos na América espanhola e na América portuguesa? Quais são elas?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
4
Prezado,

Sim, isso se deve ao fato de que foram as doenças e epidemias introduzidas pelos portugueses e espanhóis os maiores flagelos que vitimaram os nativos da América (contribuindo também a guerra, a escravização e a violência contra os índios).

As doenças epidêmicas (que em pouco tempo atingem quase toda a população devido à capacidade de contagiar e espalhar-se rapidamente) não existiam na América. Os europeus trouxeram a gripe, a varíola, o sarampo, a caxumba, a tuberculose, a peste negra, o tifo, dentre outras. Através dos barcos vindos da África, também chegaram aqui a malária, a dengue, e a febre amarela. Estima-se, segundo os estudos, que mais de 90% da população indígena tenha morrido após os primeiros contatos com os europeus em razão de contágio dessas doenças. Posteriormente, essa situação resultava na morte de milhares de índios em poucas semanas, o que causava a desestruturação de muitas  sociedades indígenas, como ocorreu entre os incas na época da conquista espanhola, dificultando a organização necessária para lutar contra os invasores.

Sugiro, para complementar seu aprendizado desse assunto., que veja no you..tube os vídeos " Armas germes e Aço - Conquista ", " Construindo um Império - Os Astecas  " e " A História do Mundo em Duas Horas " .

Bons estudos!
Perguntas interessantes