"As raízes da epidemiologia são de aproximadamente 2500 anos atrás. Hipócrates tentou explicar a ocorrência de doenças de um ponto racional e não sobrenatural. Em seu estudo intitulado 'Nos ares, águas e lugares', ele sugeriu que fatores ambientais, hospedeiros, assim como comportamentos podem influenciar o desenvolvimento de doenças." Centers for Disease Control and Prevention. Principles of Epidemiology in Public Health Practice. Atlanta, GE. 2012. Levando em consideração a definição histórica de Hipócrates sobre os fatores que podem interferir no desenvolvimento epidemiológico da população, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Fatores ambientais são determinados a partir da luz, temperatura e umidade, solo, água e nutrientes. Alternativa 2: Fatores de hospedeiros são características adquiridas quando indivíduos se hospedam em locais diferentes. Alternativa 3: Neste contexto, fatores comportamentais estão diretamente relacionados com atitudes de liderança. Alternativa 4: Há 2500 anos, os problemas epidemiológicos não causavam mortes, comparado aos dias atuais. Alternativa 5: Os conceitos de Hipócrates não são mais utilizados na atualidade, para condicionar o desenvolvimento de doenças.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A.
Explicação: No enunciado da questão trata-se a respeito das raízes da epidemiologia. Logo, o médico e filósofo Hipócrates afirmava em seus estudos que os fatores ambientais (luz, temperatura e umidade, solo, água e nutrientes) são os mais ponderosos para o surgimento de doenças, em conformidade com o texto da questão.
A epidemiologia de Hipócrates era baseada nos elementos físicos, como água, luz, temperatura, solo(alternativa I correta).
Epidemiologia de Hipócrates
As bases da epidemiologia surgiram na Grécia antiga, onde problemas epidemiológicos já causavam inúmeras mortes, com a contribuição de vários estudiosos. Hipócrates foi um desses e é considerado o pai da epidemiologia, uma vez que seus ensinamentos e conceitos criados contribuem até hoje no avanço do entendimento sobre epidemiologia.
Os estudos epidemiológicos de Hipócrates falava sobre ações coletivas relacionadas aos elementos físicos, como ar, terra, fogo e água. Dessa forma, ele acreditava que as consequências ambientais deveriam ser enxergadas por esses aspectos, da luz, da temperatura, do solo, da água, etc.
Outra questão sobre epidemiologia de Hipócrates:
https://brainly.com.br/tarefa/25065047