As raças superiores tem um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores tem o dever de civilizar as inferiores. (...) Voz podeis negar, qualquer um pode negar que a mais justiça, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na África do Norte desde que a França a conquistou?
O texto do século XIX se refere a um modelo de politica dominadora de forma bem agressiva que durou por muito tempo encabeçada pelos países europeus. Explique qual modelo foi esse
Soluções para a tarefa
Resposta:
A europa. Com o progressivo desenvolvimento comparado a outras civilizações. Veio o etnocentrismo europeu. Alguns até acreditaram num "darwinismo social".
Explicação:
Resposta:
Oi, tudo bom?
Podemos concluir que:
(A) as " raças superiores "tinham o dever de levar o progresso e os "bons costumes" a outros povos.
O texto destaca um período da História conhecido como ''neoimperialismo'', onde um dos principais pontos era a ''missão civilizatória''. Baseados em teorias racistas, os europeus reconheciam a si mesmos como o povo mais civilizado e superior do mundo. Sendo assim, eles tinham um direito natural e mais que isso, um dever de educar os povos atrasados dos continentes africano e asiático, que seriam ''inferiores''.
O que tem de errado nas outras alternativas?
(B) - Os europeus nunca respeitaram a cultura de outros povos, até os dias de hoje eles tentam impor valores europeus em outros países.
(C) - O povo francês quem impôs seus costumes sobre os africanos, e não o contrário.
(D) - Os europeus não são superiores a outros povos, isso é uma construção cultural que precisa ser quebrada. Todas as culturas do mundo são ricas, as africanas, as indígenas, as asiáticas, e não somente a europeia.
espero ter ajudado