Administração, perguntado por lucaslanza, 1 ano atrás

As questões sociais tornaram-se essenciais para o Banco Mundial, o objetivo é garantir o equilíbrio econômico dos países que estão em desenvolvimento. De acordo com o presidente do Banco Mundial, a justiça social é uma questão tão importante quanto o crescimento econômico. Em curto prazo, pode-se ter a desigualdade social, mas em longo prazo podemos ter uma sociedade estável. Em sua visão, para que isso ocorra é necessário criar oportunidades para que os indivíduos pobres consigam se desenvolver. O caminho é o investimento em educação e na reforma agrária. Desde os anos de 1990, o Banco Mundial declara como principal objetivo o ataque à pobreza. Suas duas principais recomendações são: o aumento do número de vagas de trabalho para as pessoas e o fornecimento de serviços básicos, em especial a saúde, o planejamento familiar, a alimentação e a educação. Nesta perspectiva, o Banco Mundial considera o investimento em educação a melhor forma de aumentar os recursos das pessoas sem acesso. A educação seria uma medida compensatória para proteger os pobres e situações de tensão no setor social.

ATMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional. São Paulo, 2002.

​Sabendo os objetivos do Banco Mundial, avalie as afirmações a seguir, considerando V para Verdadeiro e F para Falso.

I. O Banco Mundial, desde os anos de 1990, vem atacando a pobreza. Isso significa acreditar que os problemas sociais advêm da pobreza. A sugestão do presidente do Banco é a diminuição do trabalho e o corte de verbas nos serviços básicos.
II. O Banco Mundial considera as questões sociais de grande importante e vê o investimento em educação como uma maneira das pessoas terem recursos.
III. O crescimento econômico, na visão dessa instituição, é mais importante que a justiça social, pois são as dimensões econômicas que podem dar acesso aos pobres.
IV. A proteção aos pobres e as situações de tensão no setor social serão amenizadas quando o Banco Mundial regularizar a dívida externa do Brasil. Assim, a justiça social ocorrerá juntamente com o crescimento econômico.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativa 1:
F, V, F, F.

Alternativa 2:
F, F, V, V.

Alternativa 3:
F, V, V, F.

Alternativa 4:
V, F, F, V.

Alternativa 5:
V, V, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
113

A alternativa 1) é a verdadeira.

 

 

I – Falso. O Banco Mundial realmente vem atacando a pobreza, pois é dela que a maioria dos problemas derivam, a pobreza é o mal do mundo, mas a sugestão do Banco Mundial é aumentar o número de empregos e aumentar as verbas dos serviços básicos.


II – Verdadeiro. O Banco Central entende que os problemas sociais são muito importantes e acredita que investimentos na educação é a solução para esses problemas.


III – Falso. O crescimento econômico é uma forma de promover a ascensão dos pobres na sociedade, porém a justiça social é tão importante quanto.


IV – Falso. Quando ocorrer a regularização da dívida externa do Brasil com o Banco Mundial, a justiça social ainda será falha, pois ela não é tão dependente dos fatores econômicos.

 


Alex1977: Concordo
dheo: Idem
Respondido por vitorcosta44pabxi6
82
F, V, F, F estas seriam as afirmativas corretas !!!

edufaebp8xjfg: FVFF
Douglasblock: fvff
leilakaio1p5qmde: FVFF
obiwan: Alternativa 1:
F, V, F, F.
sofuturo2: FVFF
marcolinosimoes: obrigado
CESRITJ: Difícil acreditar que o banco Mundial se preocupa com a desigualdade Social, emprestando a juros para quem não tem é sua política. Mas fico na resposta acima (FVFF).
neivameriele: FVFF
marcio1357: fvff
Perguntas interessantes