As questões relacionadas a organismos geneticamente modificados deixaram, há muito tempo, de serem discutidas apenas no âmbito acadêmico-científico. Também na arte, a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac transita pela zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia.
Soluções para a tarefa
Considerando obras de arte contemporânea como “Move 36”, de Eduardo Kac podemos apontar que as tecnologias podem ser usadas em sua totalidade na arte.
Um exemplo disso são as poéticas atuais, sendo elas os processos formativos e operativos da obra, compostas conforme a criatividade, intensão e desejo de expressão do artista.
1, 2, 3 e 4 estão corretas:
Afirmativas:
1- Na arte contemporânea, todas as tecnologias podem ser utilizadas. As poéticas atuais, compreendidas como processos formativos e operativos da obra, são compostas a partir da intenção do artista, portanto, podem ser híbridas no que se referem às suas técnicas, suportes, meios e modos de operar.
2- Uma das características da arte contemporânea produzida com as novas tecnologias é a passagem da cultura material para a cultura imaterial, como nas imagens sintéticas, geradas diretamente no computador, por meio de linguagem e cálculo.
3- Nessa obra de Eduardo Kac há uma diluição do conceito de autoria, pois o artista divide sua autoria com os cientistas e técnicos dos laboratórios.
4- Em “Move 36” o artista abandona as técnicas tradicionais e privilegia as técnicas proporcionadas pelas novas tecnologias e pela ciência.
Abraços!
Resposta:
poderiam me ajuda preciso de uma opinao
Explicação:
1) A obra GFP Bunny, de Eduardo Kac, contribui para a ampliação dos horizontes artísticos por meio do uso da engenharia genética como técnica de criação artística. Kac consegue inovar e relacionar a sua arte ao mundo atual.
2) Em nome da arte, é legítimo manipular geneticamente coelhos? Ainda que a finalidade seja a reflexão, deve haver um limite ético para a arte. Nesse caso, os animais não podem estar a serviço do artista.
3) Hoje nós já consumimos alimentos frutos da engenhar genética. Usamos vacinas e medicamentos que também são exemplos de aplicações da manipulação genética. No entanto, não há debate sobre isso, inclusive sobre os possíveis efeitos. Eduardo Kac usa a arte para nos fazer acordar e discutir esse tema importante