"As questões referentes às diferenças individuais têm sido uma preocupação constante na busca do conhecimento psicológico e têm acompanhado o homem ao longo de sua história. Diferentes dimensões, traços ou características são identificados, dependendo do autor, do enfoque teórico e do período em que ocorreram os estudos. Cientistas, principalmente psicólogos, buscam conhecer como as características cognitivas e de personalidade variam entre indivíduos e grupos" (ITO, P. Do C. P. ; GUZZO, R. S. L. Temperamento: características e determinação genética. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 2, p. 425-436, 2002). I. Refere-se a dimensões gerais de comportamento, representando padrões universais de desenvolvimento. II. Manifesta-se já durante a infância e constitui biologicamente a personalidade. III. É relativamente estável ao longo do tempo. IV. Depende apenas do contexto social. V. Não presenta aspectos genéticos. Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
As diferenças individuais que são objeto de estudo de psicológicos, refletem aspectos cognitivos e comportamentais, os quais tem base genética (Apenas II está correta).
A personalidade é algo construído ao longo da vida, com base nas experiências prévias, que envolvem a criação de um indivíduo. Ao longo da vida, o ambiente é capaz de estimular mudanças cognitivas e comportamentais, que auxiliam na formação dos valores individuais.
Resposta: I, II, III
Explicação: As diferenças sociais dependem de elementos internos e externos ao contexto social. Logo, apenas as alternativa I, II, e III se apresentam como corretas.
Elas podem ser apresentadas como uma base para as representações sociais existentes na forma como os indivíduos lidam uns com os outros.
As diferenças sociais são um mix de aspectos genéticos e de formação social, ou seja, fruto da socialização, da promoção da identidade do indivíduo além das dimensões gerais de comportamento, o que vai na contramão das alternativas incorretas.