As questões ligadas a terra:
A estrutura fundiária de um país diz respeito a distribuição e ocupação da terra, bem como as questões sociais presentes no campo. O espaço agrário é construído por meio de processos históricos que produziram diferentes formas de apropriação da terra. Na América Latina e África, a colonização produziu formas desiguais de acesso a ela, principalmente em consequência do emprego do sistema de plantation, que exigiu a incorporação de vastas áreas, tendo em vista a grande demanda no hemisfério Norte por gêneros agrícolas tropicais. Nos dois casos, o aumento da produção implicou também no significativo crescimento da concentração de terras, bem como do poder econômico, já que a terra naquele momento era o principal fator produtivo disponível. Simultaneamente ao surgimento dos grandes latifúndios (e latifundiários), o poder econômico converteu-se em poder político, o que permitiu o surgimento da elite agrária. As dificuldades na obtenção da terra acabou por produzir uma massa de excluídos, além de grande desigualdade e pobreza no campo. O resultado do histórico processo de concentração de terras nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento da América Latina e Ásia, consolidou uma estrutura fundiária extremamente desigual. No Brasil, embora a população urbana tenha superado a população rural, a desigualdade no acesso a terra ainda é grande.
Me ajudem! Preciso do resumo desse mesmo texto!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A estrutura fundiária de um país diz respeito a distribuição e ocupação da terra, bem como as questões sociais presentes no campo.
Na América Latina e África, a colonização produziu formas desiguais de acesso a ela, principalmente em consequência do emprego do sistema de plantation, que exigiu a incorporação de vastas áreas, tendo em vista a grande demanda no hemisfério Norte por gêneros agrícolas tropicais.
Nos dois casos, o aumento da produção implicou também no significativo crescimento da concentração de terras, bem como do poder econômico, já que a terra naquele momento era o principal fator produtivo disponível.
Simultaneamente ao surgimento dos grandes latifúndios (e latifundiários), o poder econômico converteu-se em poder político, o que permitiu o surgimento da elite agrária.