Saúde, perguntado por adrianekethelyn, 6 meses atrás

As questões do ENADE sempre aplicam um conceito extremamente importante na vida de um futuro Biomédico, a interdisciplinaridade. Neste quesito, para resolução de uma questão, não espera-se do aluno a mera memorização do que foi repassado em sala de aula ou a penalidade de se cobrar assuntos que possam não ter sido abordados, e sim espera-se do aluno uma elevada capacidade de raciocínio e aplicação dos conceitos vistos em disciplinas como IMUNOLOGIA, BIOSSEGURANÇA, PATOLOGIA, DOENÇAS PARASITÁRIAS, HISTOLOGIA, etc. Nas questões ENADE a valorização da síntese de informações por parte do aluno é o que garante a correta verificação da aprendizagem. Assim, um determinado laboratório recebeu uma demanda para verificação de controle de qualidade sobre duas amostras de soro, de um mesmo paciente, porém de fases distintas da doença com um intervalo de 6 meses entre ambas as coletas. Submeteu-se as amostras a dois ensaios imunoenzimáticos (ELISA) para captura de antígeno viral circulante. Ambos os kits estiveram dentro da validade, com todos os reagentes em correta ordem e a única diferença entre eles é que o teste ELISA 1 utiliza anticorpos monoclonais para a captura de antígeno, enquanto o ELISA 2 utiliza anticorpos policlonais. O ELISA 1 foi positivo na primeira amostra e negativo na segunda, enquanto que o ELISA 2 foi positivo nas duas amostras. O resultado observado refere-se a um erro de controle de qualidade?

Escolha uma:
a. Sim, pois ambos os testes deveriam dar duplo positivo ou duplo negativo pois o ELISA 1 deveria ser o reflexo do ELISA 2 atestando o resultado.
b. Sim, pois os testes de ELISA utilizam anticorpos sendo testes de elevada especificidade e portanto, a discrepância nos resultados obtidos refere-se a erros de controle de qualidade
c. Não, pois anticorpos monoclonais são específicos e a variação com a maturação da resposta imune inviabiliza a especificidade do teste e não está relacionado a erros no controle de qualidade
d. Não, pois anticorpos policlonais são menos específicos que os monoclonais e portanto a variação refere-se à especificidade dos anticorpos e não a erros no controle de qualidade.
e. Sim, pois anticorpos monoclonais possuem a mesma avidez que anticorpos policlonais diferindo apenas na classe de Imunoglobulina produzida.

Soluções para a tarefa

Respondido por jesseuzumaki222
0

difícil essa pergunta quando eu conseguir eu te respondo amigo :)

Perguntas interessantes