As questões a seguir estão relacionadas ao transporte de substâncias através das membranas celulares. Para responder as perguntas, procure usar os termos no quadro abaixo, quando possível:
Termos: Difusão – Osmose – Transporte ativo – Transporte passivo – Hipertônico – Hipotônico – Isotônico – Concentração – Equilíbrio osmótico – Soluto - Solvente
a) Quando temperamos uma salada (com sal, por exemplo) algumas horas antes de consumi-la, percebemos que no fundo da saladeira, a quantidade do líquido ou tempero aumenta bastante. Além disso, a salada “murcha”. O que é o líquido que aparece no fundo da saladeira? Por que a salada murcha?
b) Certos peixes de água salgada conseguem somente viver na água salgada; se colocados na água doce, eles morrem. Da mesma forma, peixes de água doce geralmente morrem quando colocados na água do mar. Por que isso acontece? Explique.
c) Por que se diz que náufragos perdidos no mar não devem, em circunstância alguma, mesmo que tenham muita sede, beber água do mar? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:Vou tentar explicar a matéria de forma resumid, e tente tirar SUAS proprias conclusões.
Explicação:A membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídeos presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.
As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.
Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
→ Transporte passivo
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Difusão simples
Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.
Osmose
A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.
A osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada posteriormente para o restante da planta.
Difusão facilitada
A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos.
→ Transporte ativo
O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
A osmose é o movimento de água que ocorre dentro das células através de uma membrana semipermeável.
Esse processo é realizado a partir de um meio com menor concentração de água para outro com maior concentração.
Como ocorre a osmose?
Na osmose é realizada a passagem do solvente (água) de um meio para o outro. Esse processo não ocorre gasto de energia e, portanto, a osmose é considerada um transporte passivo.
No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução. Essa ação é realizada até que a pressão osmótica fique estabilizada.
Assim, a osmose ocorre sempre que existe diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula. Nesse caso, a água passa da região menos concentrada para a mais concentrada, naturalmente.
O resultado da osmose é usado nos processos de troca de nutrientes das células animais e vegetais.