As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas. Os fósseis mais antigos de plantas com vasos condutores são de cerca de 425 milhões de anos atrás. No Brasil são encontradas mais de 1000 espécies de pteridófitas, sendo possível citar como representantes desse grupo as samambaias e as cavalinhas.
→ Características:
As pteridófitas são plantas que possuem o xilema e o floema como tecidos especializados na condução da seiva. O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de transportar a seiva bruta dos vegetais, ou seja, os sais minerais e a água, das raízes até o ápice da planta. O floema, também conhecido como líber, é responsável pelo transporte da seiva elaborada (substância aquosa rica em substâncias orgânicas) nos vegetais, das folhas às outras regiões da planta. Nessas plantas observa-se a presença de raízes, caule e folhas verdadeiras. As raízes atuam na fixação da planta ao substrato e na retirada de nutrientes e água do solo. O caule atua como uma estrutura que garante a sustentação das folhas. Já as folhas estão relacionadas com a realização da fotossíntese. Nessas plantas observa-se a necessidade de água para que a fecundação ocorra. Isso deve-se ao fato de que os gametas masculinos são flagelados e precisam nadar até o gametófito feminino para fecundarem a oosfera (gameta feminino). Devido a essa característica, encontramos as plantas do grupo das pteridófitas, principalmente, em locais úmidos. Nessas plantas não se observa a presença de grão de pólen, sementes, flores ou frutos.
→ Habitat As pteridófitas são observadas em uma grande variedade de habitat, sendo encontradas em ambientes florestais e até mesmo em áreas secas. Entretanto, a grande maioria das espécies é encontrada em regiões onde há uma maior umidade no solo.
Questão 1. Depois de fazer uma leitura minuciosa do texto, anote no seu caderno os tópicos mais importantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As pteridófitas fazem parte de um grupo de plantas que em a presença de xilema e de floema, elas não tem sementes.
No Brasil existem mais de 1000 espécies de pteridófitas, as plantas que basicamente representam esse grupo são as Samambaias e as cavalinhas.
Uma de suas principais características é que elas apresentam os vasos condutores de seiva (isso que diferencia ela das Briófitas).
Elas apresentam raízes, caule e folhas. As raízes servem para a fixação da planta no solo. O caule atua na estrutura da planta e a sustentação das folhas. E as folhas estão relacionadas com a a realização da fotossíntese.
A água é essencial para elas, pois é na aguá que ocorre a fecundação.
As pteridófitas são mais fáceis de serem encontradas em ambiantes úmidos.
Outra característica importante é que elas não apresentam sementes, flores, pólen e nem frutas.