Português, perguntado por Fiore0012, 10 meses atrás

as provas do Enem cobram do aluno eixos cognitivos comuns a todas as áreas do conhecimento. O que isso significa? Explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por joycesb66
3

Dominar Linguagens – Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. Neste eixo cognitivo, o Enem cobra linguagens mínimas de todas as áreas do conhecimento. Dizemos que elas são os conteúdos básicos que os alunos precisam acumular para que, durante a vida, possam aprender qualquer conteúdo necessário. Na lista de conteúdos mínimos estão, por exemplo, o conhecimento de mapas, a capacidade de entendimento e uso dos números e das operações matemáticas básicas, eletricidade e genética básica e o domínio razoável do português culto.

Compreender fenômenos – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.  Como os alunos utilizam seus conhecimentos? Como compreendem o mundo e formam suas opiniões, atuando de forma cidadã em relação a ele? De nada adianta conhecimento, conteúdo e aprendizado das linguagens que irão possibilitar que o aluno aprenda conteúdos por toda a vida se isso não for processado de forma cognitiva, de forma que os conteúdos ganhem um significado para o aluno.

Entender situações-problema – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problemas. No Enem, o terceiro eixo cognitivo cobrado vem com o texto que fala em “entender situações-problema”. É importante lembrar que a ordem dada pelo Enem aos eixos cognitivos não significa, necessariamente, que eles acontecem nessa ordem em nossas cabeças. É claro que, antes de compreender fenômenos, entender problemas, resolvê-los, é preciso que o aluno tenha o domínio mínimo das linguagens de uma ou de várias das quatro áreas do conhecimento cobradas no Enem, mas há vezes em que sabemos o básico e corremos atrás de outras informações/conteúdos para resolver um problema. No caso da prova do Enem, muitas vezes temos o domínio das linguagens que estão nos textos, e os textos nos trazem outros conteúdos que facilitam a resolução das questões.

Construir Argumentações – Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.  Tenho o domínio das linguagens mínimas pedidas pela prova, entendo com clareza a situação problema proposta pelo Enem e agora preciso construir minha argumentação, com base nas informações/conteúdos que domino. É claro que em uma prova objetiva, em que o aluno tem que assinalar a opção correta, é impossível que ele ‘construa argumentação’. Neste eixo cognitivo o Enem espera que você ‘julgue’ as argumentações que aparecem nas alternativas. Ajuda muito se você, nas questões alternativas que apresentam argumentações em suas alternativas, estiver bastante atento para a consistência das alternativas.

Elaborar propostas éticas – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.  As questões que chegam até aqui, cobrando do aluno essa competência, querem que ele mobilize os eixos cognitivos anteriores para ‘resolver uma situação-problema’. Se existem várias formas de solucionar problemas, o Enem exige que a sua solução seja ética, que respeite a diversidade sociocultural, que defenda o meio ambiente, que valorize a democracia, que identifique as conquistas sociais do povo, sobretudo dos brasileiros, que condene a corrupção, que aponte para o desenvolvimento humano, que aponte para um mundo sem desigualdades econômicas, entre outras características.

Perguntas interessantes