As proteínas são formadas e constituídas a partir da ligação peptídica entre aminoácidos. Estes aminoácidos são classificados em não essenciais e essenciais. Os aminoácidos não essenciais são aqueles sintetizados a partir de outros compostos que estão presentes em nosso organismo, suprindo as necessidades de crescimento e reparo dos tecidos, incluindo o tecido muscular. Já os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não consegui sintetizar e, em razão disso, devem ser adquiridos através da dieta. Entre a constituição das proteínas de alto valor biológico estão os aminoácidos essenciais e entre eles os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Entre os BCAA existe um aminoácido que foi demostrado em diversos estudos como um potente indutor da síntese proteica muscular quando comparado com outros aminoácidos que constituem os BCAA. Diante deste contexto, assinale o aminoácido de cadeia ramificada que apresenta esta qualidade de induzir a síntese proteica muscular mais que os outros aminoácidos (BCAA).
A.
Isoleucina
B.
Lisina
C.
Leucina
D.
Triptofano
E.
Valina
Soluções para a tarefa
Resposta:Composição dos Aminoácidos
Os aminoácidos são compostos orgânicos formados por um carbono alfa (carbono ligado ao grupo amina) um grupo amina e ácido carboxílico juntos de um radical (R). O que difere um aminoácido dos demais é o seu radical. Ver imagem a seguir:
Existem 300 tipos de aminoácidos na natureza, mas só 20 são importantes para a existência dos mamíferos.
Para a química, um aminoácido é qualquer molécula que contém simultaneamente grupos funcionais amina e ácido carboxílico. Para a bioquímica, esta classificação é usada como termo curto e geral para referir os aminoácidos alfa: aqueles em que as funções amino e carboxilato estão ligadas ao mesmo carbono.
Existem cerca de 20 aminoácidos codificados pelo DNA, possuindo inúmeras funções importantes ao organismo. Os aminoácidos têm funções relacionadas ao fornecimento de energia, além de ter função estrutural na formação de proteínas e outras substâncias (como os hormônios). Os aminoácidos podem ser metabolizados pela via gliconeogênica para sintetizar glicose quando necessária ao organismo.
Os aminoácidos são monômeros das proteínas: a partir da junção de mais de 100 moléculas de aminoácidos por ligações peptídicas, tem-se uma proteína.
Classificação
Os aminoácidos podem ser classificados quanto a sua disposição nutricional, quanto ao radical e quanto ao seu destino.
CLASSIFICAÇÃO NUTRICIONAL
1. Aminoácidos não-essenciais: Os aminoácidos não-essenciais são aqueles que o próprio corpo humano pode sintetizar. São eles: alanina, asparagina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxilisina, hidroxiprolina, histidina, prolina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico.
2. Aminoácidos essenciais: Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. São eles: arginina, fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, serina, treonina, triptofanoe valina.
Explicação:
Resposta:
C.
Leucina
Explicação:
Estudos apresentam que a Leucina quando comparado com outros aminoácidos de cadeia ramificada (isoleucina e Valina) se apresenta como um potente indutor da síntese proteica muscular. Um exemplo, é o que demonstra uma pesquisa que indica que o consumo de leucina duas horas após uma refeição completa pode estender a duração da síntese proteica muscular no período pós-prandial. O aminoácido triptofano e lisina são aminoácidos essenciais mas não fazem parte dos aminoácidos (BCAA).