As propriedades sonoras são de tal maneira perceptíveis (e poderia-se dizer quase tangíveis), que, uma vez reconhecidas, podem ser organizadas na composição, criando os mais diversos fenômenos artísticos. Essas propriedades, que podem ser chamadas também de parâmetros sonoros, são: altura, timbre, intensidade e duração.
Você é aluno de um grupo de canto e o professor solicita que você apresente uma música que apresente em sua letra momentos com a intensidade, altura e timbre.
Quais são as principais observações para essa escolha que
você adotaria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ang mga nota ay mahalaga dahil ito ay kabilang saatin
Explicação:
Hindi ko po alam kong tama
Resposta:
É importante saber que a intensidade permite distinguir os sons fortes e os fracos, enquanto a duração permite distinguir sons longos e curtos; no entanto, a altura permite distinguir sons graves e agudos, enquanto que o timbre nos permite reconhecer a sua origem.
Por exemplo, no início de uma música, a intensidade começa fraca, isto é, o volume do som é baixo (poucos dB) e, conforme vai saindo da introdução, o som fica mais intenso, isto é, mais volumoso (muitos dB), e essa variação ocorre pela variação na amplitude da onda.
Todavia, a altura irá variar na música entre sons graves (de baixa frequência, como as cordas mais grosas do violão, por exemplo) e agudos (de alta frequência, como as cordas mais finas do violão,
por exemplo). Essa manipulação da altura também pode ser feita pela própria voz, com uma voz mais fina, isto é, mais aguda, ou uma voz mais grossa, ou seja, mais grave.
A duração está aumentando o tempo em que uma frase/refrão é dita.
E para incluir o timbre, pode-se citar diferentes instrumentos ou, até mesmo diferentes pessoas cantando, como um dueto, por exemplo.