As propriedades de adsorção e troca de íons do solo resultam basicamente da interação entre a fase líquida e a fase sólida do solo. Denomina-se adsorção e troca de íons o processo reversível pelo qual os íons da solução do solo são adsorvidos pelas partículas coloidais, deslocando outros previamente adsorvidos e de carga elétrica de mesmo sinal. Esse fenômeno é, sem dúvida, o evento físico-químico de maior importância no solo, pois é ele que define as transformações dos solos, desde a sua gênese.
I. A adsorção aniônica não específica funciona de modo diferente à adsorção de cátions (CTC).
II. Na adsorção aniônica não específica se existirem mais cargas positivas na superfície das partículas sólidas do solo, principalmente da fração argila, menor será a capacidade de troca de ânions.
III. Na adsorção aniônica não específica os ânions são adsorvidos às superfícies das partículas sólidas principalmente através de forças eletrostáticas.
IV. Na adsorção aniônica específica os elementos químicos passam a ter ligações predominantemente covalentes com a superfície sólida, não sendo trocáveis.
V. A adsorção aniônica especifica é muito comum com os ânions PO4-3, MoO-4 e SiO4-4.
Sobre essas afirmativas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
D) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. ✔
Perguntas interessantes