As próprias formas pelas quais se exercem o controle sobre o que os alunos aprendem, ou se inibem, e podem distorcer, além de desvirtuar a aprendizagem, criam- se situações irreais, em que a ansiedade, a tensão, a desconfiança e o medo substituem a motivação que o aluno poderia sentir e assim assegurar a aprendizagem. Desta froma se impõem um papel sancionador e subjetivo do instrumento de avaliação sobre a intenção formativa da avaliação. O paradoxo dessa situação salta à vista, porque a avaliação formativa está tão presente nos discursos, mas tão ausente na prática (LIBÂNEO, 1994, p. 204).
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. É normal avaliar sob o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos, inclusive no que diz respeito à punição.
b. É normal estabelecer relação entre avaliar e examinar, sem fazer uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos.
c.
É normal estabelecer relação entre avaliar e examinar, com o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos. CORRETO
d. Não existe relação entre avaliar e examinar, pois o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos, não ocorrem na escola.
e. É normal examinar sem o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos e considerando a subjetividade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
É normal estabelecer relação entre avaliar e examinar, com o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos. Correto
Respondido por
8
Resposta: Alternativa C
É normal estabelecer relação entre avaliar e examinar, com o uso de instrumentos mensuráveis através de provas, qualificadas sob os aspectos da angústia, êxitos e fracassos.
Explicação:
Conferida pelo AVA
Perguntas interessantes