Geografia, perguntado por JonathanCardMoretto, 9 meses atrás

As projeções apontam para um avanço mais forte do Produto Interno Bruto (PIB), mas a economia brasileira deverá manter uma recuperação lenta no próximo ano. Por ora, os analistas acreditam que a taxa de crescimento deve ficar entre 2% e 3% em 2019 e que esse ritmo deverá permanecer modesto. O quadro econômico pode ser ainda mais complicado, uma vez que todas as previsões levam em conta a aprovação da reforma da Previdência. Sem ela, o crescimento deve ser mais fraco. Além disso, o ambiente internacional mais turbulento também pode dificultar um avanço mais forte da economia. Os analistas estão preocupados com a desaceleração econômica mundial em meio ao ambiente de guerra comercial, além da perspectiva de aumento de juros nos Estados Unidos, que poderia afetar o fluxo de capitais para países emergentes como o Brasil. O gráfico abaixo demonstra a evolução trimestral do PIB brasileiro em 2016, 2017 e 2018.

Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2019.

Desse modo, ao analisar o excerto e o gráfico sobre a variação do PIB brasileiro nos anos supracitados, é possível afirmar que:


Alternativas

Alternativa 1:
Os meses de abril, maio e junho, são considerados os melhores períodos de crescimento da economia, visto que abril a população ainda está gastando o décimo terceiro e julho é o mês de férias e por isso as pessoas viajam e consomem mais.

Alternativa 2:
O crescimento da economia depende também de questões políticas. No caso do Brasil, a reforma da previdência e o contexto internacional são considerados dois fatores preponderantes para o crescimento econômico em 2019.

Alternativa 3:
O ano de 2016 foi o pior período para a economia brasileira, no entanto, 2018 foi o melhor período de crescimento, em que o último trimestre do ano registrou um PIB de 0,8%, duas vezes mais que os outros meses.

Alternativa 4:
Economia e política são setores diferentes, por isso as decisões definidas em cada área não refletem uma na outra. O gráfico, por exemplo, apresenta em 2016 o melhor desempenho da economia brasileira.

Alternativa 5:
Para os analistas de mercado, a previsão do crescimento da economia brasileira em 2019 será a mesma de 2018, com um crescimento trimestral exatamente igual, pois o país irá exportar menos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por catusantista
6

Resposta:

alternativa 2

Explicação:

sem a reforma ficamos parados sem rumo

e temos que retomar as negociaçoes para melhora nas exp,e import.

Respondido por aquisarafaela
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes