As profundas desigualdades sociais vivenciadas pela América Latina impulsionaram os novos rumos políticos abraçados pela região. Emergiu deste contexto de desigualdades e insatisfação a ascensão dos partidos de esquerda em vários países. A região registra taxas de crescimento econômico, mas diminuir as desigualdades sociais ainda é o maior desafio para governos que, embora eleitos democraticamente, seguem tendências diferentes.
Tais tendências políticas são agrupadas nas seguintes denominações:
I – Bloco conservador, nos quais se alinham o México, a Colômbia e o Chile, aliados dos Estados Unidos e defensores do livre comércio.
II – Bloco bolivariano, do qual participam a Bolívia e Equador, liderados pela Venezuela, são nacionalistas, contrários ao neoliberalismo e opositores dos Estados Unidos.
III – Bloco moderado, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Peru, desenvolve políticas de combate à pobreza e de inclusão.
IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Oi,
Das opções acima a opção II e III estão corretas.
O continente americano de forma geral é muito contraditório, ao mesmo tempo que possui inúmeras riquezas, concentradas nos mais diversos países possui uma população extremamente pobre, e por isso alguns blocos surgem para tentar apaziguar essa realidade.
Com isso temos os blocos que são conservadores, países que não aceitam as privatizações e a inserção de indústrias internacionais em seu território e os países que querem o neoliberalismo, e há também os que são moderados.
Perguntas interessantes
ENEM,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás