As profissões, as ciências, as áreas de conhecimento de forma geral são desenvolvidas visando atender alguma necessidade. Por exemplo, a medicina se desenvolveu visando atender a necessidade de soluções para problemas de saúde. Já a engenharia civil se desenvolveu visando atender a necessidade de projetos de construção mais seguros e mais sofisticados.
Elaborado pelo professor, 2021.
A contabilidade também surgiu para atender uma necessidade. Qual necessidade da sociedade provocou o surgimento da contabilidade? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A necessidade de mensurar os bens materiais e imateriais.
Alternativa 2:
A necessidade de obter lucro com as transações empresariais.
Alternativa 3:
A necessidade de elaborar livros fiscais para cumprir as determinações legais.
Alternativa 4:
A necessidade de controlar e obter informações sobre o patrimônio administrado.
Alternativa 5:
A necessidade de comprovar os rendimentos financeiros para o correto recolhimento dos impostos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em superatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e do calamos (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
Explicação:
A Contabilidade surgiu para atender a necessidade de controlar e obter informações sobre o patrimônio administrado. Alternativa 4.
A Contabilidade é uma ciência de cunho social, que objetiva estudar o patrimônio, ou seja, os bens, direitos e obrigações, seja para empresas públicas ou privadas, seja para pessoas físicas ou jurídicas.
Teórica e prática, analisa métodos de cálculo e registros de movimentação financeira de uma organização, referentes a atos e fatos econômicos e administrativos, sendo de suma importância na tomada de decisões, por meio de suas informações e relatórios que norteiam para o melhor caminho rumo ao lucro e ao sucesso.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1071022