As privatizações no governo de Fernando Henrique Cardoso, segundo seus críticos:
O dinheiro das privatizações não serviu para diminuir a dívida pública. Durante o governo FHC a dívida pública aumentou.
Com as privatizações, as tarifas dos serviços públicos (água, luz etc.) aumentaram prejudicando o consumidor.
A venda das estatais liquida parte preciosa do patrimônio brasileiro, provoca a desnacionalização da economia e perda de soberania.
Com a privatização de empresas estratégicas, serviços como os de telefonia e de fornecimento de energia pioraram e ficaram mais caros.
As privatizações fazem parte do projeto neoliberail, colocado em prática no Brasil desde o final da década de 1980. Nesse contexto explique o que é o neoliberalismo e quais são as consequências dessa política para a população.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
me ajudem pfvr!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que traz as ideias liberais clássicas e visa a mínima intervenção do Estado na economia, por meio da retirada do Estado do mercado. Uma das premissas do neoliberalismo é a ideia das privatizações, que acontecem com o argumento de que o Estado não sabe gerir e atrapalha o andamento das leis do mercado. As principais consequências dessa política para a população são as possíveis privatizações de serviços essenciais como o SUS que atende milhões de pessoas no Brasil e também outras empresas como a Vale do Rio doce que, se privatizada, pode causar grandes impactos na população inclusive o aumento do desemprego. A privatização de empresas estatais diminue o investimento público, comprometendo a qualidade dos serviços públicos.