Português, perguntado por Felipe2007213, 9 meses atrás

as principais habilidades socioemocionais desenvolvidas na quarentena e dê exemplo de cada uma na quarentena

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiabrant
3

Resposta:

Em tempo de Coronavírus e isolamento social, milhões de crianças e jovens deixaram suas escolas e estão dentro de suas casas, tendo de lidar com uma rotina nunca vivenciada. Como famílias e educadores podem encarar esse novo paradigma que nos tirou da zona de conforto? Como praticar uma mudança de mentalidade, sem estresse e desconforto? Entender mais sobre as competências socioemocionais e como é possível para qualquer pessoa as desenvolver é o caminho para seguirmos fortalecidos nesse momento.

O mundo está vivendo um de seus momentos mais difíceis ao ter que lidar com a pandemia do coronavírus, que se espalhou em velocidade rápida por todos os países. O que temos visto é um sentimento de pertencimento a uma única humanidade e, se as fronteiras nacionais estão fechadas, é apenas por um protocolo de proteção à saúde das pessoas. Afinal, moramos todos em um mesmo planeta azulado.

Estamos lutando contra o tempo, aprendendo juntos a combater a disseminação do vírus e, mais do que nunca, nossas competências socioemocionais estão sendo colocadas à prova nesse contexto de crise. Para lidar com insegurança, ansiedade, medo, isolamento, mudança de rotinas e indefinições é preciso ter empatia, resiliência, foco, responsabilidade, cuidado consigo e com o outro, entre outras competências.

Por isso, o Instituto Ayrton Senna apresenta uma série de informações, estratégias e práticas que apoiam a educação no desenvolvimento dessas competências socioemocionais. Nossa ideia é inspirar e apoiar educadores e famílias para interações divertidas e criativas durante o período de isolamento e apresentar estratégias de planejamento aos profissionais que estarão na linha de frente no retorno às aulas presenciais.

Esses materiais estão disponíveis aqui neste espaço especialmente para vocês!

 

 

 

1. O QUE SÃO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS?

Acreditamos que crianças e jovens devem ser desenvolvidos em todas as suas dimensões. O caminho é oferecer uma educação integral para todos, que é aquela voltada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, nos âmbitos cognitivo, socioemocional, híbrido, cultural, entre outros, preparando-os para fazer escolhas com base em seu projeto de vida.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos, estão a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender. Exemplos de competências consideradas híbridas são a criatividade e pensamento crítico pois envolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.

Considerando a importância de determinadas habilidades serem desenvolvidas na escola, adotamos um modelo que define cinco macrocompetências, que são desdobradas em 17 competências, como na figura abaixo:

O Instituto entende que, para desenvolver esse conjunto de competências durante o processo de ensino e aprendizagem, é necessário influir tanto no âmbito de políticas públicas quanto no uso de práticas pedagógicas, o que envolve diversos atores do processo educacional. Para que isso seja possível, é essencial buscar um entendimento compartilhado sobre o que são essas competências e como podem ser desenvolvidas no contexto educacional, tanto para educadores quanto para estudantes.

Nesse contexto, estamos desenvolvendo um conjunto de materiais de apoio, cada um sobre uma dessas cinco macrocompetências e as respectivas competências que as compõem, apresentando informações gerais sobre o que são e qual sua importância na vida de todos nós, além de atividades para que o educador possa desenvolvê-las em si mesmo e formas de elaborá-las para o desenvolvimento nos estudantes em sala de aula ou no ensino remoto. Acesse os materiais disponíveis:

Explicação:

Perguntas interessantes