“As principais funções dos Espaços Livres Urbanos são ecológicas, estéticas e sociais. Ecológica é a função principal da floresta bem como a recuperação de ambientes degradados pela industrialização. A fauna da cidade, como as aves, por exemplo, geralmente dependem da arborização para abrigo e alimentação. A estética é a harmonização dos diferentes estilos arquitetônicos existentes nas cidades. A função social é a democratização dos espaços públicos destinados ao lazer e recreação. Além disso, as árvores fazem parte do cotidiano das pessoas, gerando um vínculo delas com a natureza” (SCANAVACA JUNIOR, 2012).
Além das funções citadas no texto, os espaços livres também podem ser classificados de diversas forma, sendo correto o que se afirma:
Escolha uma:
a.
Ruas largas, avenidas, calçadas e alamedas são ótimos locais para o cultivo de plantas, sejam como áreas ou espaços verdes, e estes configuram espaços livres públicos de grande circulação de pessoas. CORRETA
b.
Em edifícios escolares, hospitais ou órgãos públicos todos os espaços livres públicos são de acesso público, por se tratarem de locais com vegetação, que promovem uma melhor qualidade de vida.
c. Os parques públicos são área destinadas a circulação de pessoas, onde há grandes espaços verdes, pista de caminhada, brinquedos e locais de descanso, sendo considerados espaços com função de cidadania e responsabilidade social.
d.
Às margens de rios e lagos, a vegetação tem como função a diminuição da erosão, assim como proporciona habitat natural para a fauna local, sendo classificados espaços da natureza.
e.
Os quintais de residências, jardins de conjuntos residenciais horizontais ou verticais, clubes e mesmo em centro corporativos, academias e shopping centers, não podem ser considerados espaços livres, por serem do setor privado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
Letra A. Acerca das variadas classificações que diferentes localidades podem receber, podemos compreender que as seguintes podem ser evidenciadas como muito evidentes além de concretas:
Ruas largas, avenidas, calçadas e alamedas são ótimos locais para o cultivo de plantas, sejam como áreas ou espaços verdes. Isso porque por intermédio dessa classificação, podemos compreender a existência de uma grande circulação de pessoas na região.
Respondido por
9
Ruas largas, avenidas, calçadas e alamedas são ótimos locais para o cultivo de plantas, sejam como áreas ou espaços verdes, e estes configuram espaços livres públicos de grande circulação de pessoas
Perguntas interessantes