As principais estruturas de dados estudadas na disciplina Estruturas de Dados I resume-se em estruturas estáticas e dinâmicas envolvendo listas, pilhas e filas.
As listas, por exemplo, possuem características versáteis quanto a entrada e saída de elementos. Já as filas e pilhas são conjuntos ordenados de itens, porém ambas se diferenciam pelas regras de entrada e saída de elementos. Na pilha, a entrada e a saída de dados se dão pela mesma extremidade, chamada de topo da pilha. Enquanto na fila, a entrada e a saída ocorrem em lugares opostos: a entrada acontece no final da fila e a saída no seu início.
Dentre as diferentes realidades das estruturas de dados apresentadas, cite e explique as principais operações, além de inserir e remover, que podem ser implementadas em cada uma delas.
Soluções para a tarefa
As Estruturas da Dados têm como objetivo a organização de dados na memória de uma máquina ou qualquer tipo de armazenamento, de maneira que esses mesmos dados venham a ser utilizados de modo eficiente.
Algumas estruturas são especializadas em desenvolvimento do sistema, enquanto outras são voltadas para serviços e tarefas mais específicas, como a administração dos dados.
Umas das principais estruturas de dados são Filas, Pilhas, Registro e Árvores de busca binárias.
Nas filas os dados podem ser armazenados de forma que o primeiro dado a a ser armazenado será o primeiro a ser retirado. Já nas Pilhas, o acesso será relacionado ao elemento mais recente inserido.
O recurso de Registro permite utilizar mais de um tipo de dado. É composto por vários campos que vão especificando as suas informações.
Resposta:
Em pilhas as inserções e retiradas são feitas na extremidade, denominada topo. ( correto pois são conhecidas como LIFO - Last In, First Out,)
Nas filas as inserções e retiradas são feitas em extremidades opostas.
Explicação:
Esse é conceito básico de toda fila FIFO (First In, First Out), ou na tradução, o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai.