As principais e mais usuais tipologias textuais são a descrição, a dissertação e a narração, encontradas diariamente nos gêneros textuais. Essas tipologias possuem intenções variadas de comunicação e também, por isso, trazem características específicas que as diferenciam. Analise os três textos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação às características atribuídas a eles.
Texto 1 – O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d’água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.
Texto 2 – Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida, instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.
Texto 3 – O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.
Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.
O texto 3 possui características de texto dissertativo porque há argumentos, exposição de ideias, ocorre o uso da terceira pessoa, com marcas de objetividade.
No texto 1 temos uma dissertação, isso se evidencia pelas marcas explicativas que são comentadas a respeito do quarto, que é a temática do texto. O autor evidencia o seu ponto de vista quando destaca as características do quarto.
O texto 2 é narrativo, isso se envidencia pelas marcas de estaticidade na escrita, ou seja, não há mudança temporal e ações envolvidas no que ocorre no contexto.
A descrição pode ser definida como uma forma de detalhar as características, as qualidades de certos objetos, lugares e pessoas, por meio de palavras, explicando sua condições e estruturas. O processo de descrição deve ser precedido pela observação, isso pode ser evidenciado no texto 2.
O texto 3 não tem o predomínio da dissertação porque se atém a descrever a vida de grandes artistas da nossa história, assim sendo, por caracterizar a vida desses artistas, acaba predominando a descrição.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Analisando os três textos, podemos conferir que a alternativa que traz a tipologia textual correta é "O texto 2 é narrativo, isso se evidencia pelas marcas de estaticidade na escrita, ou seja, não há mudança temporal e ações envolvidas no que ocorre no contexto. "
Quando o texto 2, descreve a viagem de Van Gogh, apresentando detalhes, podemos perceber que o eu-lírico trata essa descrição de uma forma narrativa, ele não está dentro da paisagem que descreve, ele demonstra um olhar externo. Essa característica é típica da tipologia textual de Narração.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Contabilidade,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás