as principais diferenças entre o Fundef e do Fundeb e, aponte qual a importância destes dois fundos para a educação pública brasileira.
Soluções para a tarefa
A FUNDEF era o fundo de desenvolvimento da educação fundamental, que era um dos principais orgãos de repasse de verba da União para as redes de ensino fundamental. A FUNDEF foi criado em em 1996 e vigorou por dez anos até 2006, quando foi substituida pela FUNDEB.
A FUNDEB por sua vez é o fundo de desenvolvimento da educação basica, que neste caso não só englobava o ensino fundamental como também o ensino médio, cobrindo também projetos de educação de adultos como o EJA. O funcionamento deste fundo é bem semelhante sendo até hoje o principal orgão de repasse de verbas para a eduacação publica de base.
A única grande diferença destes dois é que o FUNDEF só cobria os ensino fundamental, enquanto o FUNDEB também contempla o ensino basica e a educação de jovens-adultos.
Resposta:
O Fundef contemplava apenas o ensino fundamental; o Fundeb contempla a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. No Fundef a distribuição dos recursos se dava com base no número de alunos do ensino fundamental regular e da educação especial, de acordo com dados do ano anterior; no Fundeb a distribuição de recursos se dá com base no número de alunos da educação básica, da educação especial e da educação de jovens e adultos, de acordo com dados do ano anterior.
No Fundef 60% dos recursos eram investidos na remuneração de profissionais do magistério e o restante em outras despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público.
Por fim, no Fundef as diferenciações para o valor mínimo nacional por aluno/ano eram 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série, Educação Especial (praticado mesmo valor estabelecido para a 5ª a 8ª série) e Ensino Rural (não praticado); Já no Fundeb o valor mínimo nacional por aluno/ano se diferencia em Creche, Pré-Escola, 1º ao 5º ano (urbana), 1º ao 5º ano (rural), 6º ao 9º ano (urbana), 6º ao 9º ano (rural), Ensino Médio (urbano), Ensino Médio (rural), Ensino Médio Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Indígena.
Explicação: