as principais características da lógica
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A lógica caracteriza-se como:
instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado;
formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensa-mento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem;
propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento;
normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as conseqüências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa;
geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado;
formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensa-mento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem;
propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento;
normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;
doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as conseqüências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa;
geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
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