As primeiras produções com especificidade da narrativa infanto-juvenil no Brasil são datadas no século XIX, porém foi somente no século XX, no contexto de ascensão da família burguesa, que houve efetivamente a consolidação de produções destinadas ao publico infanto-juvenil. Qual autor lançou a bora que deu a literatura infanto-juvenil destaque, e fez com que ela ultrapassasse as funções pedagógicas e deu lugar ao prazer e a aventura?
a.
Cecília Meireles
b.
Monteiro Lobato
c.
Ruth Rocha
d.
Pedro Bandeira
e.
Ziraldo
Soluções para a tarefa
Monteiro Lobato é considerado como precursor da literatura infato-juvenil no Brasil, sendo o nome mais representativo, mesmo após anos de sua primeira publicação. O autor foi responsável por pavimentar o caminho de outros escritores nacionais.
Tendo em vista a importância do autor na literatura brasileira, podemos afirmar que a alternativa correta, é a letra B.
A importância de Monteiro Lobato na literatura brasileira
Monteiro Lobato foi um escritor e editor brasileiro, "O Sítio do Pica-pau Amarelo" foi sua obra de maior destaque na literatura infantil, ele criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores da literatura infantil de nosso país e da América Latina.
Monteiro inovou a literatura infanto-juvenil quando incluiu a mistura de disciplinas na literatura juvenil. Se achavam que livros infantis serviam apenas para contar histórias e despertar a imaginação das crianças, percebeu que estava completamente enganado após conhecer as obras de Lobato. Na maioria delas o autor inclui conhecimentos de geografia, matemática e geografia e outras matérias escolares.
O universo criado por Monteiro com personagens e histórias diversificadas despertam a curiosidade infantil e o mundo da imaginação, incentivando a criatividade, levando a criança à análise do certo e do errado. Sem dúvida, uma obra cheia de emoções, capaz de inspirar o gosto pela literatura.
Bons estudos!
Veja mais sobre a literatura brasileira em:
brainly.com.br/tarefa/4498712
#SPJ1
Resposta:
Monteiro Lobato
Explicação: