As primeiras obras historiográficas que tratavam do continente africano foram muito inspiradas pelo
pensamento hegeliano, expressas na idéia que:
A África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos
históricos próprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asiático.
Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-hstórico, o espírito não desenvolvido, ainda
envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do
mundo.
HEGEL, Georg W. Friedrich. Filosofia da História Brasilia: Editora UnB; 2ª Edição, 1998, p. 174.
Contudo, outras correntes historiográficas se desenvolveram do século XIX até os dias atuais. A respeito
delas e de suas abordagens sobre a história africana, leia e analise as afirmações a seguir:
I. As primeiras correntes que trataram a história africana trataram de uma história dos europeus no
continente africano e não uma História da África.
II. Com o desfecho das duas grandes guerras no seio da Europa, dita civilizada, novas abordagens
históricas se desenvolveram e com elas novos olhares sobre a história africana.
III. Na segunda metade do século XX, muitos centros de estudos foram abertos no continente africano e
neles, várias correntes historiográficas africanas se desenvolveram.
IV. Na atualidade, as correntes historiográficas são marcadas por um "afrocentrismo" que busca uma
"identidade africana", que tomaria a África una.
Está correto o que se lê em:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. I, lle lll.
c. I, II, III e IV.
d. l, lle IV.
e. II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Sobre a história da África e como ela foi tratada ao longo dos anos, está correta a alternativa b. I, ll e lll.
As novas correntes da história africana e a decolonização do pensamento
A história do continente europeu é, ainda hoje, hegemônica. Muito do que os povos de todo o mundo estudam como história geral conta exatamente o que aconteceu no continente europeu, reflexos do período da colonização. Por isso, novas correntes historiográficas buscam o resgate da memória dos povos oprimidos e colonizados, em uma proposta de decolonizar o pensamento e a forma de fazer ciência.
Na África, existiram diversos povos e formas de organização social. Por isso, mais do que unificar o continente, novas correntes historiográficas buscam ressaltar a riqueza e diversidade cultural do continente.
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