As práticas historiográficas oriundas do século XIX, defendem a imparcialidade do historiador, a quem caberia apenas fazer registro do fato histórico; não ocorrendo relação entre o contexto presente do historiador e o passado que este representa. A História regional e local faz parte dos novos significados na historiografia que se contrapuseram em muitos aspectos às práticas historiográficas do século XIX.
Sobre a relação entre presente, passado e futuro na História Regional, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
A temporalidade é uma noção fundamental para a história regional e local, pois, nessa abordagem, existe uma complexa rede de interferência entre passado, presente e futuro.
b)
O espaço é uma noção fundamental para a história regional e local, pois, nessa abordagem, o espaço se configura de acordo com os aspectos geofísicos.
c)
A temporalidade é uma noção fundamental para a história regional e local, pois seu objeto é as estruturas econômicas de longa duração e a biografia de políticos consagrados.
d)
Na história regional e local o historiador defende a imparcialidade, pois não deve ocorrer interferência entre o contexto presente do historiador e o passado que este representa.
e)
A temporalidade e o espaço são noções inúteis à história regional e local, pois seu objeto são as estruturas econômicas de longa duração e a biografia de políticos consagrados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A é verdadeira. A história é, sobretudo, o estudo das relações entre o presente e o passado, mas também uma compreensão do que pode vir a se construir no futuro. Algo mais fácil quanto menor for o escopo da pesquisa.
B é falsa. A ideia de espaço não se limita a aspectos geofísicos, incluindo, ao contrário, aspectos antropológicos.
C é falsa. O estudo de biografias de figuras consagradas e do tempo de longa duração são, para a história local, algo menos relevante.
D é falsa. Não há imparcialidade possível na produção historiográfica.
E é falsa, tanto temporalidade quanto espaço são elementos fundamentais na história regional.
Perguntas interessantes