As práticas alimentares saudáveis nos primeiros anos de vida das crianças favorecem a aquisição de hábitos alimentares adequados, porém o inverso pode acarretar problemas de saúde e desnutrição.
Amanda, 3 anos, frequenta o Centro Municipal de Educação Infantil Arco Iris a pouco mais de dois meses. Entre as rotinas estabelecidas pela escola, o momento da alimentação é o mais complicado para a criança, pois ela se recusa a comer qualquer alimento que a escola ofereça. Diferentes abordagens já foram utilizadas, porém sem sucesso.
Imagine que você é a professora da Amanda:
1 - Como conduziria essa situação?
2 - Cite algumas ações que podem auxiliar as crianças que apresentam essa dificuldade na alimentação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a conversa com os país para levar a dieta para casa e tbm estruturar um plano em que a Amanda comerá por obrigação ou por diversão como doces ou entre outras coisas com ingredientes saudáveis
Resposta:
Padrão de resposta esperado
1- A inclusão de práticas alimentares saudáveis na educação infantil é um processo lento e que exige persistência do professor. É possível verificar, pelo exemplo acima, que a aluna Amanda está frequentando o Centro Municipal de Educação Infantil Arco Iris a pouco mais de dois meses, tempo relativamente pequeno, tendo em vista que esse aprendizado acontece a longo prazo, e deve ser permanentemente reconstruído entre alunos, familiares e professor.
Cabe destacar que na hora da alimentação não está incutido apenas o ato de se alimentar, mas elementos cognitivos, sociais e afetivos. É interessante que a professora possibilite a Amanda, e às demais crianças, o acesso ao conhecimento sobre os alimentos de diferentes maneiras, além de trabalhar com a família da criança, no sentido de ampará-la em suas dúvidas, compartilhar experiências ocorridas no âmbito da escola e elaborar em conjunto estratégias para lidar com essa dificuldade.
2- Projeto: trabalhar com projetos nas escolas da infância é pensar em atividades integradas, que partem da vida, dos interesses ou das necessidades da criança.
Uma sugestão é trabalhar o "Projeto horta". Neste projeto, as crianças teriam a oportunidade de entrar em contato com a natureza, experimentar diferentes sensações, emoções, assim como acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de alguns alimentos que fazem parte da sua rotina.
Roda de conversa: Momento extremamente rico de diálogo, de troca de informações e conhecimentos entre professor-aluno e aluno-aluno. Excelente oportunidade para trabalhar a importância de se alimentar corretamente e da ingestão diária de diferentes alimentos.
Trabalho em conjunto com as famílias: a alimentação das crianças não deve ser trabalhada apenas dentro da instituição educacional. A troca de informações é essencial, além disso, essa parceria pode favorecer também a construção de hábitos alimentares saudáveis entre os membros da família da aluna (Amanda).
Explicação: