Português, perguntado por EliabJulia7201, 1 ano atrás

as prateleiras e nichos auxiliam na organização e na decoração da sala pequena."

a)Qual é o sintagma nominal?

b) Quais são os determinantes do sintagma nominal?

c)Quais são os núcleos do sintagma nominal?

d)como se classifica o substantivo que constituem o núcleo do sintagma nominal?

f)Qual é o sintagma verbal?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoriavivi8p5hznt
39
a)Qual é o sintagma nominal?

sintagma nominal:

Constitui-se de um nome e seus respectivos determinantes. Geralmente são representados pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Vejamos um exemplo:

Os alunos entregaram os livros.

Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é “alunos” e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é “livros”.

b) Quais são os determinantes do sintagma nominal?

O Determinante pode ser um artigo, um pronome demonstrativo, possessivo, um numeral ou um pronome indefinido.

Pode também ser dividido em pré determinante (pré), elemento base (base) e pós determinante (pós), porém há uma hierarquia. A base do determinante sempre será o artigo, em sua ausência seguirá em: pronome demonstrativo, pronome possessivo, numeral e em último caso temos os pronomes indefinidos.

c)Quais são os núcleos do sintagma nominal?

Sintagma nominal: tem como núcleo o substantivo e exerce a função de núcleo do sujeito, do objeto direto, do objeto indireto, do predicativo do sujeito, do predicativo do objeto, do complemento nominal, do adjunto adnominal, do adjuntoadverbial, do agente da passiva, do aposto e do vocativo.

d)como se classifica o substantivo que constituem o núcleo do sintagma nominal?

ele se define pelos elementos que, inseridos na oração, constituem uma unidade significativa, mantendo entre si relações de dependência e de ordem, uma vez organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo. Analisemos, pois, o seguinte enunciado:

Os garotos estão eufóricos.

Temos o sintagma nominal, formado pelo grupo de palavras que formam o sujeito: os garotos, cujo núcleo, a palavra principal, é garotos – determinando, assim, o núcleo do sintagma nominal. 

Temos também o sintagma verbal, constituído pelo predicado, o qual se forma pelas palavras que o acompanham: estão eufóricos, cujo núcleo é o próprio verbo, estão

Depreendemos, portanto, a existência de dois sintagmas básicos: o nominal, formado pelo sujeito; e o verbal, constituído pelo predicado. Contudo, há também o sintagma adverbial, o adjetivo e o preposicional. Assim, partindo desse princípio, vejamos cada um deles:

Sintagma nominal 

É constituído de um nome e de seus respectivos determinantes. Geralmente é representado pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Observemos um exemplo:

Os garotos gostaram do passeio. 

Notamos que a oração compreende dois sintagmas, um formado pelo sujeito – os garotos, cujo núcleo é garotos; e outro formado pelo objeto indireto – do passeio, no qual o núcleo é representado pelo vocábulo “passeio”.

e)Qual é o sintagma verbal?

Sintagma verbal: tem como núcleo um verbo e é o núcleo do predicado verbal.
Exemplo:
Choveu a noite toda.
Ele chegou na hora marcada.





Perguntas interessantes