As potências industrializadas da Europa iniciaram, a partir de 1870, um processo de expansão colonial em diferentes regiões, especialmente na África e na Ásia, em busca de investimentos mais lucrativos, novas fontes de matérias-primas e mercados consumidores para os seus produtos. Sobre o processo da construção dos impérios europeus na África, analise assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
A base para a industrialização das demandas econômicas representam diferentes potências, onde a Conferência de Berlim aconteceu com representantes de 14 países, entre 1884 e 1885, onde os discursos estavam sobre as regras de ocupação do território africano.
Quais os impasses que o imperialismo trouxe sobre a Europa e os países africanos?
O imperialismo ocasionou diversos impasses entre as potências europeias, sendo uma das grandes causas da primeira guerra mundial, por fim, o imperialismo foi a busca por novos mercados e consequentemente a necessidade de expansão dos territórios, onde o processo de industrialização aumentou a exploração das colônias.
Alternativa:
a)
Visando atender suas demandas econômicas, representantes de quatorze potências europeias dividiram o território africano durante a Conferência de Berlim, entre o final de 1884 e o início de 1885, a Conferência de Berlim, nela definiram as regras de ocupação do território africano.
b)
O processo de construção dos impérios na África buscou levar em consideração a soberania dos povos africanos, preservando seus governantes e mantendo as leis locais, para evitar confrontos com as população nativas.
c)
Durante o processo de expansão, os países mais beneficiados foram Portugal e Espanha, que já dominavam várias regiões da costa africana desde o século XV, quando iniciaram a expansão marítima.
d)
Os europeus estavam imbuídos de uma missão civilizadora, um esforço no sentido de instruir e promover as populações africanas. Os franceses e os britânicos buscavam levar às populações nativas os progressos industriais alcançados na Europa.
e)
Muito diferente da conquista durante a expansão na Ásia, que ocorreu de modo violento e invasivo, incluindo a resistência dos povos nativos, a expansão imperialista na África foi apática, sem a existência de oposição a ela.
Sobre a colonização:
https://brainly.com.br/tarefa/537216
#SPJ1
Resposta:
A. Visando atender suas demandas econômicas, representantes de quinze potências europeias dividiram o território africano durante a Conferência de Berlim, entre o final de 1884 e o início de 1885, a Conferência de Berlim, nela definiram as regras de ocupação do território africano.
Explicação:
O Congresso de Berlim foi uma série de reuniões entre as potências europeias, em que estabeleceram as regras para a conquista dos territórios africanos. Durante o processo de expansão imperialista, a soberania dos povos africanos não foi respeitada e praticamente desapareceu nos últimos anos do século XIX. Em pouco tempo, quase todo o continente africano passou para as mãos das potências europeias. Os países mais beneficiados nesse processo de partilha do território africano foram França e Inglaterra, que conquistaram a maior parte do território africano. Apesar de usar um discurso de que a expansão buscava levar a civilização aos povos africanos, pouco se fez nesse sentido. Os europeus não se preocuparam em desenvolver as colônias; o principal objetivo era a exploração dos recursos disponíveis no território africano. O processo de ocupação se deu de modo violento e com inúmeros movimentos de resistência por parte dos africanos, como a do povo herero e Rebelião Ashanti.