As portas lógicas são os componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Por exemplo, circuitos integrados complexos podem ser um circuito digital completo pronto para serem usados – processadores e microcontroladores são os melhores exemplos –, mas internamente estes circuitos integrados foram projetados usando várias portas lógicas.
Como você já deve saber, em eletrônica digital apenas dois números são permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V ou de 3,3 V, no caso de circuitos integrados mais novos. Você pode pensar nos números “0” e “1” como uma lâmpada sendo acesa ou apagada quando você liga ou desliga o seu interruptor.
Com base em sua data de nascimento DDMMAAAA (somente os números), considerar os valores pares como 0 (zero) e os valores ímpares como 1 (um), o que será aplicado ao Circuito, onde o resultado será a luz acender ou não.
1º Passo: Pegue a data de nascimento do acadêmico, somente os números no formato DDMMAAA
Data de Nascimento normal: 16/16/1995
Somente o número: 16061995
2º Passo: Converta a data de nascimento do exemplo acima (somente número) para o valor binário: os valores pares devem ser definidos como 0 (zero) e os valores ímpares como 1 (um).
3º Passo: Atribua o valor binário encontrado após a conversão, ao circuito lógico e indique se a lâmpada acenderá ou não.
Soluções para a tarefa
Olá, vou dividir a resolução em alguns pedaços pra facilitar seu entendimento:
I) Primeiro precisamos converter os números da data de nascimento em binário, que no caso é 16061995, nesse caso eles nos passa uma "regra"( os valores pares devem ser definidos como 0 (zero) e os valores ímpares como 1 (um)) para fazer isso. Sendo assim ficamos com 10001111.
II) Agora vou resolver as relações entre as portas lógicas de baixo para cima:
II.1) A primeira é uma AND(E) e ficamos com 1 E 0, que resulta 0. (pense em 1 vezes 0).
II.2) A segunda é uma OR(OU) e ficamos com 0 ou 0, que resulta 0.(pense em 0+0).
II.3) Temos novamente uma porta AND(E) e ficamos com 0 e 1. que resulta em 0.
II.4) Temos uma porta NOR(não ou), ou seja, é o resultado de uma OU ao contrário. No caso temos 1 ou 1(invertido) ou seja, temos o contrário de 1 que é 0.
III) Nessa etapa partiremos para as portas lógicas mais internas:
III.1) No primeiro caso, temos uma AND que ficou com 0 E 0, que resulta 0.
III.2) No segundo caso temos uma OR com 0 e 0, resultando 0.
IV) Percebe que o que vai pra última porta é o contrário de 0(1) representado pela bolinha antes da última porta lógica. Além de 0, do outro caminho.
POR FIM, temos 1 OR 0, que resulta em 1, portanto A LÂMPADA ACENDERÁ
Espero ter ajudado, essa deu bastante trabalho pra digitar, ABRAÇO.