As políticas sociais são consideradas o campo de atuação do assistente social; o controle social constitui um dos espaços de atuação do serviço social, cuja atuação se encontra em maior quantidade nos conselhos de direitos em nível municipal.
A respeito desse assunto, assinale o item correto.
A.
Ao profissional de serviço social inserido nos conselhos, é requerida a sua participação por uma perspectiva neutra, a qual não busque alterar a correlação de forças entre Estado e sociedade, pois dessa forma é mantida a imparcialidade profissional diante das disputas travadas nesses âmbitos.
B.
Os assistentes sociais podem ter uma única inserção nos espaços de controle social, como nos conselhos de direitos, podendo atuarem apenas como conselheiros, mas não como assessores, pois essa forma de atuação é vedada pela lei que regulamenta a profissão (8662/1993).
C.
O controle social deve ser compreendido pelo diálogo entre sociedade e Estado; tal instrumento de participação foi consolidado por um processo de lutas políticas a favor da democratização do Brasil frente ao Estado autoritário implantado a partir do golpe militar de 1964.
D.
Os assistentes sociais são capacitados para atuar nos conselhos apenas com o desenvolvimento da assessoria/consultoria, como estabelecido na lei que regulamenta a profissão (8662/1993), no código de ética de 1993 e nas resoluções CFESS.
E.
Pensar a atuação dos assistentes sociais nessas instâncias supõe uma dupla dimensão: analisar o controle democrático no contexto microssocietário (que vem alterando as políticas sociais com a ampliação dos direitos sociais), e as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:Pensar a atuação dos assistentes sociais nessas instâncias supõe uma dupla dimensão: analisar o controle democrático no contexto microssocietário (que vem alterando as políticas sociais com a ampliação dos direitos sociais), e as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais.
Explicação:
Resposta:
C
Explicação:
O controle social deve ser compreendido pelas lutas históricas travadas pelos movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980, as quais tiveram como objetivo a abertura democrática do país, após o período de ditadura militar (1964-1985). O trabalho do assistente social deve estar pautado em uma análise/intervenção crítica que possibilite a alteração da correlação de forças entre Estado e sociedade; a sua atuação nos espaços de controle social, mais especificamente nos conselhos de direitos, podem ter uma dupla inserção: uma essencialmente política, quando participam enquanto conselheiros, e outra que caracteriza um novo espaço sócio-ocupacional, quando desenvolvem ações de assessoria aos conselhos ou a alguns de seus segmentos (usuários, trabalhadores e poder público). Pensar o trabalho profissional dos assistentes sociais nessas instâncias supõe uma dupla dimensão: analisar o controle democrático no contexto macrossocietário, que vem alterando as políticas sociais com a retração dos direitos sociais, e as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais.