As políticas sociais no Brasil têm adotado o enfoque da matricialidade familiar. A política de assistência social editada em 2004 assume o conceito de que a família.
a) Demarca um espaço sem contradições e conflitos e, portanto, pode garantir de forma mais eficaz a proteção em primeira instância, vindo logo em seguida a comunidade, a sociedade e o Estado.
b) É constituída como instituição, cuja solidez se faz por sua organização patriarcal e hierárquica, o que permite conservar-se como importante espaço de proteção.
c) Constitui lócus privilegiado de proteção, pois ao longo da história esta instituição não tem sido alvo de transformações e nem tem sofrido alterações em função das mudanças ocorridas na vida social.
d) Reconhece as fortes pressões do processo de exclusão sociocultural sobre as famílias, “[...] com a tradução da família na condição de sujeito de direitos, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e Adolescente, a Lei Orgânica de Assistência Social e o Estatuto do Idoso”. e) Nenhuma alternativa acima.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
LETRA D
Explicação:
A Política Nacional de Assistência Social (2005, p. 41) reconhece as fortes
pressões do processo de exclusão sociocultural sobre as famílias, “[...] com a
tradução da família na condição de sujeito de direitos, conforme estabelece
a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e Adolescente, a Lei
Orgânica de Assistência Social e o Estatuto do Idoso”.
janainasanthos:
correto
Perguntas interessantes