As políticas que traduzem as intenções do Poder Público, ao serem transformadas em práticas, se materializam na gestão. A gestão pública é integrada por três dimensões: o valor público, as condições de implementação e as condições políticas. O valor público, como a própria expressão revela, dá conta da intencionalidade das políticas. Quando a Constituição afirma a educação como um “direito de todos e dever do Estado e da família” (Art. 205), está professando um valor público que, para ganhar materialidade, precisa se traduzir em políticas. Estas, uma vez concebidas, são operacionalizadas através de ações que concretizam a gestão.
Tais considerações permitem compreender porque a gestão democrática tende a ser um tema preferencial entre os estudiosos da educação. Justamente por representar um valor defendido pela grande maioria dos que militam no campo da educação pública e que, por isso mesmo, tendem a manifestar interesse pelas dimensões que expressam o “valor público” da(s) política(s) e da gestão.
As condições de implementação e as condições políticas, por serem territórios por excelência da prática, costumam ser aspectos negligenciados pelos teóricos.
São eles, porém, que asseguram a sustentabilidade dos valores e a sua tradução em políticas. Nenhuma gestão será bem sucedida se passar ao largo dessas duas dimensões. Por melhores e mais nobres que sejam as intenções de qualquer gestor ou gestora, suas idéias precisam ser viáveis (condições de implementação) e aceitáveis (condições políticas).
VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A mais importante dimensão da gestão pública é a política, que irá garantir a viabilidade de aplicação de determinada proposta para uma área, haja vista a necessidade de apoio e cooperação dos diferentes atores políticos para aprovar um projeto.
PORQUE
II. As políticas públicas desenvolvidas pelo Estado devem levar em conta as diversas dimensões da gestão pública, observando-se o valor público da área a ser atendida, assim como a viabilidade de aplicação e a viabilidade política de suas propostas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Somente a 1 é verdadeira
renatosobrinho023:
Vou na 1
Respondido por
46
As politicas são ferramentas poderosas do Estado, elas ajudam a articular o apoio e a cooperação de diferentes atores políticos em prol de um projeto importante. (I é verdadeira).
É preciso que o Estado, ao produzir suas politicas, consiga levar em conta todas as dimensões da vida das pessoas e da gestão publica para verificar a viabilidade de aplicação das suas propostas (II é verdadeira).
Alternativa 1) é a correta.
Existem politicas para todas as áreas da sociedade, para a saúde, para a educação, para a segurança pública e até mesmo para melhorar a economia.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23376600
Anexos:
Perguntas interessantes
Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás