As políticas públicas exercem papel fundamental no que diz respeito aos direitos sociais, buscando estabelecer medidas que possam garantir o cumprimento dos direitos estabelecidos na Declaração dos Direitos Humanos.
Quanto à relação entre políticas públicas e direitos de cidadania, assinale a alternativa correta.
A) As políticas públicas e os direitos de cidadania estabelecem a respectiva relação conforme a fase econômica, o papel do Estado e a ação individual da população de um país em determinado contexto histórico.
B)A política pública sempre possui um caráter social, por isso visa, em quaisquer circunstâncias, à concretização dos direitos de cidadania.
C)As políticas públicas e os direitos de cidadania não possuem uma relação direta, e a forma como isso se estabelece depende da capacidade de gestão de cada governo
D)As políticas públicas são ações coletivas de responsabilidade do Estado, e os direitos de cidadania se tornaram, desde a década de 1990, no Brasil, ações coletivas de responsabilidade do terceiro setor.
E)A política pública e social visa a concretizar principalmente direitos de cidadania, havendo, nesse âmbito, os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais, que estão ligados, por exemplo, ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação e à assistência social.
Soluções para a tarefa
Diante do apresentado, podemos compreender que as políticas públicas devem ser vistas como medidas imprescindíveis para estabelecimento do que é pedido e cobrado pelos Direitos Humanos, sendo assim essencial para o homem.
Portanto, como afirmativa correta, devemos assinalar a afirmativa E)A política pública e social visa a concretizar principalmente direitos de cidadania, havendo, nesse âmbito, os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais, que estão ligados, por exemplo, ao trabalho, à saúde, à educação, à habitação e à assistência social.
A) As políticas públicas e os direitos de cidadania estabelecem a respectiva relação conforme a fase econômica, o papel do Estado e a ação individual da população de um país em determinado contexto histórico.