As políticas públicas educacionais costumam ser permeadas pelos discursos e teorias presentes em cada época histórica, sendo uma dessas a Teoria do Capital Humano, criada por Theodore Schultz, professor de economia da Universidade de Chicago, na década de 1970. Essa teoria, porém, na atualidade, apresenta-se com um sentido diferente do original.
Soluções para a tarefa
Atualmente o capital humano é entendido em sua totalidade, não apenas em suas bases. Isso quer dizer que o aluno pode ser explorado de diversas maneiras, sendo ele também o seu próprio propositor de aprendizagem. Isto é, deve-se considerar o aluno, a comunidade em que ele vive bem como, o seu pensamento para que sejam desenvolvidas ações que possam de fato fazer com que ele tenha um aprendizado dinâmico que possa ajudá-lo a desenvolver todas as suas capacidades intrínsecas.
Resposta:
a. A Teoria do capital humano focava no desenvolvimento do sujeito em todas as áreas, incluindo a educação e, na atualidade, intensifica o desenvolvimento financeiro.
b. A Teoria do capital humano foi criada para ajudar no combate à pobreza, e, na atualidade, volta-se para entender as diferentes classes sociais e suas demandas.
c. A Teoria do capital humano surgiu para ser utilizada pelo Estado, justificando seus investimentos em educação, e, atualmente, passou a focar esse investimento no indivíduo.
d. A Teoria do capital humano surgiu para explicar como as questões culturais repercutiam no intelecto dos sujeitos e, atualmente, busca alternativas para a diversidade.
e. A Teoria do capital humano tinha caráter plenamente econômico, sendo renovada atualmente para abranger os processos de gestão da qualidade na educação.
Explicação: