As políticas de saúde e o trabalho dos agentes comunitários
As características relacionadas ao seu trabalho como Agente de Saúde permitem que você tenha acesso às questões do cotidiano da comunidade de modo diferente dos demais trabalhadores.
Reflita: como você desenvolve o seu trabalho na comunidade onde atua?
Para contribuir com as suas reflexões, veja como é desenvolvido o trabalho com equipes multiprofissionais que atuam de forma itinerante em várias localidades da capital Maceió e no município de Nova Olinda.
Trata-se do Webdoc Brasil, “aqui tem SUS”.
“O projeto Consultório na Rua: Produção de Afetos e Encontros, leva atendimento às pessoas em situação de rua em Maceió (AL). Os Agentes de Ação Social, que compõem as equipes trazem um outro aspecto de promoção da saúde como, por exemplo, oficinas de artesanato, música e esportes.”
A partir das mensagens transmitidas pelo vídeo:
Pense sobre quais as políticas de saúde que você identifica no seu dia a dia de trabalho. O seu trabalho faz parte de uma RAS? Está articulado com outros setores? Você tem sugestões para melhor articular os pontos da RAS no seu processo de trabalho? Escreva um texto de um parágrafo no fórum relacionando as suas experiências de trabalho e as políticas de saúde. Além disso, leia as contribuições dos colegas e dê sua opinião.
Gostou desse novo desafio? Então, assista o vídeo e inicie as suas reflexões!
Soluções para a tarefa
A saúde é um direito fundamental de todo brasileiro, direito esse expresso na Constituição e colocado em prática através do Sistema Único de Saúde (SUS), com suas chamadas políticas públicas de saúde.
Essas políticas públicas de saúde são realizadas não apenas em hospitais, clínicas e postos de saúde, mas também na rua, através do trabalho dos agentes comunitários de saúde.
Agentes comunitários de saúde vão onde a população está
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo sexto, determina que a saúde é um direito fundamental de todo cidadão brasileiro. Esse direito é colocado em prática através do Sistema Único de Saúde (SUS), com suas políticas públicas de saúde, que podem ser programas ou ações.
Entre as políticas públicas de saúde realizadas pelo governo brasileiro, estão:
• Programa de saúde da família;
• Programa saúde na escola;
• Programa farmácia popular;
• Política nacional de saúde bucal;
• Subsistema de atendimento e internação domiciliar;
• Subsistema de acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato;
• Bancos de sangue;
• Programa nacional de imunizações.
Como se percebe, isso tudo é realizado não apenas em hospitais, clínicas e postos de saúde, mas também em escolas, em locais de trabalho, nos lares dos cidadãos e até nas ruas, com pessoas que não têm moradia física fixa.
O trabalho feito em rua é realizado pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Esses agentes de saúde trabalham em equipes multidisciplinares (com agentes de ação social) e têm acesso às questões do cotidiano das comunidades.
Interessante pensar que a saúde do ser humano é entendida de forma ampla, não englobando apenas a saúde do corpo, mas também a sua saúde psicológica, emocional, social e até econômica.
Assim, em determinados estados, como Alagoas (citado no texto da questão), os agentes comunitários de saúde trabalham com agentes de ação social, que promovem, por exemplo, ações esportivas e oficinas de música e artesanato.
Aprenda mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em: https://brainly.com.br/tarefa/53343568
#SPJ2