As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil estabelecem a atualização e a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica e como medida indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de saúde, bem como na segurança, na ecácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na RENAME, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.
A respeito da RENAME, assinale à opção correta.
A - Os medicamentos essenciais visam à promoção do consumo, do acesso e do uso racional de medicamentos considerados indispensáveis pela população.
B - Os medicamentos para uso ambulatorial no SUS devem ser adquiridos de laboratórios públicos e a RENAME serve como orientação para os medicamentos que devem ser produzidos com prioridade no Brasil.
C - Os medicamentos presentes na RENAME são usados no âmbito do SUS e têm caráter obrigatório para a seleção de medicamentos que constam nas listas estaduais e municipais de medicamentos essenciais.
D - Os critérios adotados para a seleção dos medicamentos da RENAME são eficácia e segurança comprovadas; conveniência posológica; disponibilidade no mercado, independente de custo; e tratamento de doenças epidêmicas.
E - Os medicamentos essenciais são necessários para a efetiva política de medicamentos, e são definidos pela OMS como aqueles que servem para satisfazer às necessidades de atenção à saúde da maioria da população.
Soluções para a tarefa
E - Os medicamentos essenciais são necessários para a efetiva política de medicamentos, e são definidos pela OMS como aqueles que servem para satisfazer às necessidades de atenção à saúde da maioria da população.
Para a atualização e para a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é de fundamental que sejam consideradas as Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil.
De acordo com a RENAME, os medicamentos essenciais são fundamentais para que a política de medicamentos seja efetivada, de forma que os mesmos são definidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de satisfação das necessidades de saúde.
Bons estudos!
Resposta: Criar uma relação de medicamentos disponíveis na unidade com produtos diferentes da RENAME desde que justificados, analisados e pactuados pela Comissão Permanente de padronização de Medicamentos e Materiais Hospitalares e pela Comissão Municipal Intergestor.
Explicação:Considerando o testo apresentado, o farmacêutico responsável técnico pela farmácia de uma Unidade Básica de Saúde poderá: