Sociologia, perguntado por luiksan, 1 ano atrás

as politicas de ações afirmativas ganharam força no brasil após 2001, com a instituição das cotas sociais na universidade do estado do rio de janeiro e na universidade estadual do norte fluminense.

Soluções para a tarefa

Respondido por bkspinoza
12
As politicas de ação publica foram desenvolvidas de forma a não ferir a autonomia das universidades e instituições de ensino na hora de determinar quem pode ou não ingressar em um curso de ensino superior. Seus principais objetivos eram aumentar a quantidade de jovens de baixa renda, negros ou não dentro dos cursos de ensino superior.

As medidas foram se tornando mais populares a partir do momento em que o governo regente nacional e estadual (Rio de Janeiro) foi se tornando cada vez mais populista  e a favor de uma medida que custa-se mais barato para o estado (sem ter que necessariamente investir em educação), mas que surti-se efeitos imediatos.

Essas politicas publicas são alguns dos principais motivos do crescimento e ascensão da classe C a partir de 2008.

Ainda que a medida seja polêmica ela ainda funciona e é mantida pelos principais governos mesmo em período de crise política.
Respondido por MSantiago
6

Resposta:

Políticas, matrizes, etnia.

Explicação:

As *POLÍTICAS* de ações afirmativas são importantes instrumentos na construção das *MATRIZES* raciais e na autoidentificação de cor ou *ETNIA*.

Perguntas interessantes