Biologia, perguntado por nathanmiguel226, 6 meses atrás

As Plantas são divididas em criptógamas e fanerógamas. Diga o que significa cada uma dessas expressões e quais tipos de plantas estão em cada grupo.

Soluções para a tarefa

Respondido por theteucarlos
1
Criptógamas

O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis.

Dentro dessa grande categoria de plantas, encontram-se as briófitas e pteridófitas. Como o termo se refere a visibilidade das estruturas reprodutivas, as plantas criptógamas também são conhecidas como plantas que não produzem sementes.

Fanerógamas

As plantas fanerógamas, também chamadas de fanerogâmicas, ao contrário das criptógamas, apresentam estruturas reprodutoras bem visíveis. O termo fanerógamas vem do grego (phanerós, aparente; gamae, gameta), evidenciando a visibilidade dos gametas desses indivíduos. A principal característica das plantas fanerógamas é a presença de sementes, estruturas reprodutoras que guardam, nutrem e protegem o embrião.
Respondido por MarihhMosConStudens
1

Resposta:

Diferença principal - Criptogramas vs Fanerógamas:

Este sistema de classificação foi introduzido por AW Eichler em 1883. A principal diferença entre criptogramas e fanerógamas é que os criptogramas consistem em plantas sem sementes, enquanto os fanerógamas consistem em plantas geradoras de sementes. Os criptogramas compreendem plantas como algas, musgos e samambaias.

Os criptogramas são plantas não floridas, que se reproduzem principalmente pela produção de esporos. Eles não produzem frutas. Fanerógamas compreendem gimnospermas e angiospermas. Gimnospermas são plantas que não florescem com sementes nuas (as sementes não são cobertas por uma fruta). Angiospermas são plantas com flores que produzem sementes cobertas por uma fruta. Angiospermas são a vegetação mais proeminente

espero ter ajudado ;>

Perguntas interessantes