As plantas respiram O2 ou CO2? Justifique.
Soluções para a tarefa
Para o ser humano, a ideia de respirar está aliada ao fato de possuirmos pulmões. É fácil perceber, é só encher o peito de ar e ver ele se mover, certo?
Com as plantas não é assim: a respiração se dá através de aberturas especiais existentes principalmente nas folhas. Mas não adianta procurar! A gente não consegue enxergar, por serem microscópicas.
A respiração das plantas é diferente da fotossíntese, embora os dois fenômenos mantenham a plantinha viva. Um produz alimento, o outro, a troca de gases com a atmosfera.
Se a planta ficar em um ambiente sem oxigênio, vai morrer.
Respirar não é só uma simples troca de gases. No caso da planta, a respiração é o que dá a ela energia.
Por onde as plantas respiram?
O processo de respiração acontece em todas as partes da estrutura da planta mas, principalmente, nas folhas, onde há maior quantidade de estômatos, que são capazes de realizar trocas de gases.
O curioso é que muita gente não acha que as plantas respiram no escuro, na ausência da luz, à noite, assim como nós, desde o dia em que nascemos!
A planta também pode realizar, pelos estômatos, além da respiração, um processo chamado de transpiração. Aí ela elimina a água na forma de vapor. Nos dias mais quentes, toda quantidade de água é resguardada, para a planta não ficar desidratada. Nesses dias, ela fecha os estômatos, como uma porta!
Atenção! Não confunda esse processo com o orvalho, que é quando o vapor de água presente no ar se condensa sobre a superfície da folha. Na transpiração, a água está sendo eliminada pela própria planta.
Resumindo, as plantas respiram O², e absorvem o CO² (depois transformam eles em O²)