"As plantas que comem animais são apenas um exemplo entre muitos para mostrar o quão competitivo o negócio deve ser, e como a Natureza recorre às conveniências mais improváveis para tirar o máximo do pouco que há disponível." Na frase acima, o autor refere-se a um elemento químico, abundante na atmosfera, mas não no solo onde a planta cresce. Esse elemento é essencial para o desenvolvimento das plantas, uma vez que irá constituir suas proteínas . Qual é o elemento químico referido pelo autor e, considerando que na natureza as plantas carnívoras o obtêm dos animais que capturam, explique de que forma as espécies vegetais não carnívoras obtêm esse elemento.
Soluções para a tarefa
Resposta:O elemento químico referido pelo autor é a glicose. As plantas não carnívoras obtém os nutrientes essenciais através de um processo chamado fotossíntese, no qual a luz solar e o gás carbônico contido na atmosfera é transformado em glicose, responsável pelo crescimento, nutrição, e energia da planta. Assim, oxigênio é produzido e devolvido para a natureza.
Explicação:
Resposta:
NÃO É A GLICOSE! E sim o nitrogênio, por que ele é essencial para o desenvolvimento das plantas, uma vez que irá constituir suas proteínas.
As espécies vegetais não carnívoras obtém esse elemento do solo, onde é encontrado, por exemplo, na forma de nitrato ou, no caso das leguminosas, graças às bactérias que vivem em suas raízes e fixam esse elemento, presente na atmosfera na forma de N2, transformando-o em NH3(na realidade, o íon NH4
+).