As plantas possuem um tecido que, em termos funcionais, pode ser comparado ao tecido ósseo dos animais, uma vez que ele sustenta a planta ereta.
a) Qual é esse tecido e que características ele apresenta que contribuem para essa função?
b) A presença desse tecido nas sementes de certas espécies, cujos frutos são apreciados por animais, contribui para a dispersão da espécie. Explique como isso acontece.
Soluções para a tarefa
No colênquima, as células são alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. Estão vivas, nucleadas, e a parede apresenta reforços de celulose, mais intensos nos cantos internos da célula, conferindo certa resistência ao esmagamento lateral. É um tecido flexível, localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecíolo de folhas, extremidade do caule, raízes, frutos e flores.
Há, ainda o esclerênquima, um tecido mais rígido que o colênquima, encontrado em diferentes locais do corpo de uma planta. Suas células possuem um espessamento secundário nas paredes devido à impregnação de lignina. As células mais comuns do esclerênquima são as fibras e os esclerídeos, também chamados escleritos.
b) Graças ao esclerênquima nos envoltórios de sementes duras, além de proteger a sua desintegração no meio, permite que sejam espalhadas por distância maiores do que os perímetros das plantas.