as plantas portadoras de frutos surgiram na terra depois das coníferas provavelmente há cerca de 135 milhões de anos A análise dos fósseis indica que a quantidade de angiospermas foi rapidamente aumentando na terra enquanto as gimnospermas foram se tornando menos abundante na terra , assim as coníferas dominaram a paisagem dos ecossistemas terrestre em tempos passados mas as angiospermas dominam a paisagem atual, com cerca de 250.000 espécies conhecidas usando as afirmações do texto e os conhecimentos sobre o botão pode-se afirmar que:
A) no período anterior a 135 milhões de anos do presente só havia coníferas e, portanto, não havia plantas com frutos, com flores ou com produção de sementes.
B) ao longo dos últimos 135 M de anos as estruturas flor, fruto e semente surgiram nessa sequência evolutiva, dando origem às angiospermas, com cerca de 250M espécies conhecidas.
C) As coníferas bora não produzem flores, frutos ou sementes, puderam propagar-se e chegar aos atuais graças aos mecanismos de reprodução vegetativa.
D) as coníferas, presentes apenas no registro fóssil, são as ancestrais das atuais gimnospermas e angiospermas.
E) as coníferas ou gimnospermas, não se extinguiram e constituem-se na vegetação dominante de algumas formações florestais atuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) as coníferas ou gimnospermas, não se extinguiram e constituem-se na vegetação dominante de algumas formações florestais atuais.
Explicação:
↳ Gimnospermas não são um grupo extinto, apesar de ter perdido espaço para as Angiospermas, grupo mais adaptado a uma maior gama de locais. ↲
✅✨
Resposta: LETRA: E
Explicação: As gimnospermas predominaram na paisagem terrestre há alguns milhões de anos e, até hoje, estão presentes em diversas formações vegetais (no Brasil, por exemplo, formando a Mata de Araucárias). Contudo, com o surgimento do fruto, as angiospermas passaram a predominar no planeta.
Explicação para caso alguém tenha duvida : Conífera é a designação corrente dada às plantas gimnospérmicas divisão Coniferophyta, na sua maior parte árvores, mas também arbustos escandentes, presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta, onde são a principal componente da flora alpina. São os vegetais capazes de viver mais tempo.
As gimnospermas ou gimnospérmicas são plantas vasculares que possuem sementes, mas que se diferenciam das outras por não possuir o fruto que envolve a semente. Diferenciando-as assim das angiospermas, que têm suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário.
Espero ter ajudado. Bons estudos!